Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário Medicina Preventiva

Uma intensa viagem pelo dia-a-dia de uma estudante de Medicina e, além disso, algumas indicações sobre a importância da prevenção para preservarmos a nossa saúde.

Diário Medicina Preventiva

Uma intensa viagem pelo dia-a-dia de uma estudante de Medicina e, além disso, algumas indicações sobre a importância da prevenção para preservarmos a nossa saúde.

16.Fev.07

AS AULAS DE MEDICINA PREVENTIVA E UM DIÁRIO...

A primeira sensação que experimentei, aquando fui informada da necessidade de escrever um diário para a disciplina de Medicina Preventiva, foi certamente de surpresa e agitação. Como escrever um diário, algo por convenção íntima, que contem os nossos pensamentos, as nossas ideias, reflexões, opiniões, mas que, neste caso, é para ser partilhado?

No entanto, e após este desconforto inicial, comecei a olhar para esta oportunidade de uma perspectiva bem diferente. Na verdade, acho que nunca temos muito tempo para reflectir o que fazemos ao longo do dia, o que aprendemos, o que descobrimos, … esta é sem dúvida a minha oportunidade de expressar essas mesmas descobertas diárias, de reflectir sobre elas e, principalmente, de reflectir sobre a ambiciosa e árdua meta a que me propus e toda a responsabilidade que ela pressupõe: ser médica. 

Escrever um diário é um novo desafio, que aceitei com todo o gosto e, sobretudo, que aceitei com o profundo desejo de ver os caminhos onde ele me vai levar, com a esperança de que ele contribua para a minha formação e, até mesmo, para me conhecer melhor. É um desafio arrojado e ilimitado, tal como a carreira médica. Vai permitir-nos e, mesmo, obrigar-nos a algo indispensável, para o que nunca guardamos algum tempo: pensar. Não apenas pensar em testes, horários, aulas, matéria, … Pensar no que isso contribui para a nossa formação como futuros médicos. Ver além de tudo isso, ver os efeitos que tudo isso causa em nós.

Além desta proposta, o Prof. Armando Pereirinha, com o seu humor constante, apresentou-nos os objectivos e o da disciplina.

Quando cheguei a casa, fui ler o programa de Medicina Preventiva. Agradou-me a variedade dos assuntos e, claro, o facto de ser uma cadeira que aborda assuntos importantíssimos da Medicina. Estou bastante expectante relativamente a esta disciplina…

“O que vulgarmente faz que um pensamento seja grande é

dizer-se uma coisa que nos conduz a muitas outras.”

Montesquieu

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.